A norma reguladora 32 ou NR32 é uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores de saúde em qualquer serviço de saúde inclusive os que trabalham nas escolas, ensinando ou pesquisando.
Seu objetivo é prevenir os acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho nos profissionais da saúde, eliminando ou controlando as condições de risco presentes nos Serviços de Saúde.
Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro. Para fins de ilustração, confira o gráfico que demonstra o perfil dos acidentes em ambiente hospitalar:
Esta norma não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos ou regulamentos sanitários dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, e outras oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho, ou constantes nas demais NR’s e legislação federal pertinente à matéria.
A norma abrange:
– Riscos biológicos;
– Riscos químicos;
– Radiações ionizantes;
– Resíduos;
– Condições de conforto para refeições;
– Lavanderias;
– Limpeza e conservação;
– Manutenção de máquinas e equipamentos.
Caso você queira se aprofundar, segue o link da cartilha do COREN.
Fonte: GABMED