Técnica de Seldinger (S) e Técnica de Seldinger Modificada* (M.S)
Passo 1:
(S) Após administrar um anestésico local, localize a veia utilizando a agulha introdutora thin-wall. A veia pode ser pré-localizada com uma agulha menor.
(M.S) O cateter/agulha podem substituir a agulha introdutora thin-wall.
Passo 2:
(S) Remova a seringa. Confirme o posicionamento da veia utilizando um monitor hemodinâmico ou checando por pulso de fluxo sangüíneo. ATENÇÃO: A cor do sangue nem sempre é uma indicação acurada da entrada da veia.
(M.S) Remova a seringa e a agulha, deixando o cateter na veia. ATENÇÃO: Para evitar possível embolia, não reinsira a agulha no cateter.
Passo 3:
(S) Imediatamente oclua o lumen da agulha para prevenir embolia ou sangramento.
(M.S) Imediatamente oclua o lumen do cateter para prevenir embolia ou sangramento.
Passo 4:
(S) Passe o fio guia através da agulha e avance através da veia. ATENÇÃO: Para evitar partir o danificar o fio guia, nunca corte-o para alterar seu comprimento, nem retire o fio guia contra o ângulo da agulha.
(M.S) Passe o fio guia através do cateter intravenoso. ATENÇÃO: Não corte o fio guia sob nenhuma hipótese.
Passo 5:
(S) Segure firmemente o fio guia e remova a agulha. ATENÇÃO: Mantenha o fio guia estável o todo tempo.
(M.S) Segure o fio guia e remova o cateter intravenoso. ATENÇÃO: Segure firmemente o fio guia o tempo todo.
Passo 6:
(S + M.S) Caso uma incisão skin-nick seja necessária, utilize a lâmina do bisturi apontada para o lado oposto ao fio guia.
Passo 7:
(S + M.S) Se estiver utilizando um dilatador, passe sobre o fio guia para alargar o local como necessário. ATENÇÃO: Para evitar perfuração da parede da veia, não deixe o dilatador no local como um cateter implantado.
Passo 8:
(S + M.S) Insira a ponta do cateter na veia utilizando o fio guia. Segurando o cateter perto da pele, avance dentro da veia com um movimento em espiral.
Passo 9:
(S + M.S) Avance com o cateter até o ponto final de implantação. Segure o cateter e remova o fio guia. Cheque o posicionamento do lumen aspirando através do conector. Verifique o posicionamento da ponta do cateter através de raios X ou outro método em acordo com o protocolo do hospital.